Sobre

A Cozinha Consciente é para quem se compromete com a saúde do corpo, da mente e do meio ambiente. Aqui você encontra conhecimento e inspiração para ter uma alimentação saudável, sem abrir mão do sabor e do prazer.

Se você chegou até aqui, é porque está procurando encontrar um caminho para consolidar bons hábitos alimentares.

Vivemos perdidos num mar de informações, sabemos que é preciso comer bem para viver bem, mas muitas vezes não conseguimos consolidar novos hábitos em nossas rotinas. Pulamos de dieta em dieta, às vezes até com alguns bons resultados, mas voltamos quase sempre aos mesmos hábitos ruins de antes, comprometendo a nossa saúde e bem-estar. E aquelas velhas companheiras, a sensação de derrota e frustração retornam, para nosso desespero. Afinal, toda aquela privação do período de dieta não deu em nada, quase sempre.

Então aparece uma nova dieta, com novas recomendações e começa tudo de novo.

Falo por experiência própria. Nasci numa família com tendência à obesidade, com casos de diabetes e doenças cardíacas. A genética nunca esteve ao meu lado e os hábitos saudáveis não foram meus melhores amigos. Isso até bem pouco tempo atrás (vou te contar isso com calma, em algum ponto das nossas futuras conversas).

Acabei descobrindo que a melhor maneira de transformar a minha relação com a comida era me entregar a ela. Conhecer os ingredientes, as formas de preparo, aprender a ler rótulos, entender como funciona a indústria alimentícia, organizar melhor as minhas idas ao mercado e deixar a minha despensa em ordem foram passos muito largos que dei em direção à minha consciência alimentar.

Eu te convido a fazer o mesmo. Aqui na Cozinha Consciente você encontra ferramentas para mudar sua alimentação para um padrão mais saudável, sem abrir mão do sabor e do prazer.

Falar sobre alimentação consciente é pensar sobre tudo o que gira em torno do ato de alimentar-se: desde a forma como os alimentos são produzidos, como eles chegam à sua casa, até o momento da refeição.

É a conscientização da relação entre a forma de produção, o meio-ambiente, as escolhas feitas no mercado, o modo de preparo dos alimentos, além da quantidade e a qualidade do que comemos.

Michael Pollan, escritor e jornalista do The New York Times, uma das maiores autoridades no assunto, um paladino da “comida de verdade”, diz:

 “Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida.”

 “Evite produtos alimentícios que contenham ingredientes que você não consiga pronunciar o nome.”

 

Esta é a base de uma alimentação consciente.  A comida de verdade é saborosa, nutritiva e, principalmente, prazerosa.

Na Cozinha Consciente não entra o pior dos venenos: comida industrializada ou processada. Não queremos nos nossos alimentos os conservantes, corantes, aromatizantes e outros ‘antes’ que a gente não consegue nem dizer o nome, de tão artificiais.

Ao adotar um estilo de vida mais saudável, você ainda ganha um brinde, que eu sei que você vai adorar: emagrecimento (mas vou logo avisando que não vamos falar de dietas, regimes ou contagem de calorias – vamos falar de SAÚDE).

Quem Sou Eu

Meu nome é Mônica Souza. Sou de Belo Horizonte. Formada e apaixonada por Gastronomia, também sou fonoaudióloga (não atuante) e mestre em Gerontologia.

Em 2009, deixei a Fonoaudiologia para me dedicar à Gastronomia – uma antiga paixão. Desde então, tenho estudado e pesquisado sobre alimentação e seus efeitos em nossa saúde.

Cozinhar é parte da minha vida. Respiro cozinha. Durmo sonhando com panelas. Acordo querendo descobrir novos sabores. Alimento o cérebro todos os dias com novas ideias.

Cozinha Consciente nasce da vontade de espalhar aos quatro ventos o quanto alimentar-se bem pode ser transformador em sua vida. Eu não poderia guardar somente pra mim todo o conhecimento que tenho adquirido.

Passei metade da minha vida tentando emagrecer pelas vias erradas. Vou te contar a minha saga nesses caminhos malucos. Usarei minha experiência para te ajudar a não cometer os mesmos erros. Você vai ganhar saúde, cozinhando.

Como o Cozinha Consciente vai te ajudar

Se você quer ser alimentar melhor, encontre aqui:

  • Receitas simples, saborosas e nutritivas para o dia a dia, e também receitas para impressionar a família e os amigos
  • Truques culinários, como o uso de temperos e ervas para dar mais sabor aos pratos
  • Dicas de organização da sua cozinha e despensa
  • Orientações para a hora da compra: como fazer sua lista e onde encontrar alimentos saudáveis
  • Atualidades em pesquisas sobre alimentos e saúde

Serviços que você poderá contratar, com o objetivo de implementar transformações na cozinha da sua casa, tornando-a uma Cozinha Consciente:

  • Cardápios personalizados de acordo com a prescrição do seu nutricionista
  • Aulas de Culinária para você ou sua empregada doméstica
  • Apoio e acompanhamento personalizado para aqueles que desejam modificar seu estilo alimentar, mas não têm obtido sucesso no rompimento e construção de novos hábitos

Então, ficou interessado em saber como você pode tornar a sua cozinha mais consciente?

Assine a newsletter, e você receberá todas as semanas informações para facilitar sua vida na cozinha, em primeira mão para os assinantes.

 Contrate meus serviços! Se você mora em Belo Horizonte, vou à sua casa e faço a revolução acontecer! Caso more em outra cidade, podemos conversar via skype.

Se você preferir,  clica aqui e me conte sobre seus anseios e suas necessidades.

 Vamos fazer acontecer! Cozinha Consciente já!

Fique conectado:

    

Importante: Sou uma cozinheira interessada em divulgar receitas saudáveis e dicas culinárias que facilitem a vida de quem quer se alimentar melhor. Em minhas pesquisas, busco por informações em livros, artigos científicos e sites especializados em saúde, que disseminam informações de qualidade e baseadas em pesquisas científicas, e que estão disponíveis para toda a população interessada. Meu trabalho é usar essa informação para te ajudar a criar a sua independência na cozinha e a fazer escolhas certas. Se você estiver interessado em um serviço personalizado, o faremos com base na prescrição de um médico e/ou nutricionista, escolhido e contratado por você.