Este é o post de inauguração de uma parceria muito especial. A Marisa Silveira, do blog Eco Maternidade, vai escrever pra gente sobre consumo consciente, um tema muito relevante quando a gente pensa sobre nosso posicionamento no mundo. Alimentação está totalmente vinculada a consumo, e precisamos unir as duas pontas dessa mesma linha para formar um círculo virtuoso, bom pra nossa saúde e bom para nosso planeta. Com a palavra, Marisa.
Se você é leitor do Cozinha Consciente, você já sabe que escolher ingredientes frescos e de qualidade, evitar alimentos processados, aprender a ler rótulos e a cozinhar são iniciativas fundamentais para quem procura uma alimentação saudável. Mônica e eu resolvemos criar a coluna ‘Comida e Meio Ambiente’ para mostrar como estar antenado a questões ambientais é também uma parte muito importante nessa equação.
No texto de hoje, vamos tratar de armazenamento de alimentos.
Se você observar brevemente a sua cozinha, verá que, muito provavelmente, há uma quantidade enorme de potes de plástico armazenando a sua comida (dentro de armários, na geladeira, no freezer, etc). O uso do plástico para armazenar comida é tão corriqueiro hoje em dia que muita gente nem pensa duas vezes sobre onde guardar a sobra do jantar para consumir no dia seguinte ou onde armazenar porções extras para serem congeladas, por exemplo.
Infelizmente, o armazenamento de alimentos em potes de plástico tem se revelado cada vez mais problemático, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde do ser humano.
Há cada vez mais evidências de que o plástico, em sua maioria fabricado a partir do petróleo, libera toxinas no contato com o alimento. Essas toxinas seriam, consequentemente, ingeridas por nós. Tudo indica que o problema é potencializado no caso do contato entre o plástico e alimentos aquecidos. Ou seja, ao comer alimentos armazenados em potes plásticos, estaríamos comendo, também, um pouco de petróleo!
Supostamente, há tipos de plástico mais seguros para o contato com a comida do que outros. Mas a realidade é que ninguém sabe ao certo a gravidade do problema. Uma das substâncias já bastante estudadas é o Bisfenol A. Banido em mamadeiras infantis pelos governos do Canadá, EUA, União Europeia e pela Anvisa no Brasil, o Bisfenol A atrapalharia o funcionamento do sistema endócrino, que é o sistema responsável pela secreção de hormônios.
Se os potes de plástico liberam toxinas ao entrarem em contato com o alimento, o que será que acontece durante seu processo de produção? Acho que a resposta é bastante óbvia: toda a cadeia produtiva do plástico é poluente, desde a extração do petróleo até a moldagem do produto.
Apesar de o plástico não ser facilmente biodegradável e levar, literalmente, séculos para se decompor, potes de plástico se deterioram com o uso, acumulando rachaduras e manchas facilmente. Por não serem muito duráveis, os potes de plástico têm de ser descartados e substituídos por novos com frequência. A demanda por produtos novos é sempre ruim para o meio ambiente (e para o nosso bolso também, não é?).
Você pode estar pensando: mas e se eu reciclar meus potes de plástico desgastados em vez de simplesmente descarta-los no lixo comum? Além de ser difícil reaproveitar muitos tipos de plástico, a realidade, infelizmente, é que o plástico nunca é ‘reciclado’. O que acontece com o plástico é o que, em inglês, chama-se ‘downcycling’. Um pote de plástico não vira um outro pote de plástico ao ser ‘reciclado’. O pote de plástico é ‘rebaixado’ a outra categoria, podendo virar tapetes sintéticos ou outros produtos, mas nunca um outro pote. Isso significa que a demanda por plástico virgem (leia-se petróleo) deve continuar para que possamos sempre comprar potes de plástico novos.
Tanto do ponto de vista da saúde quanto do ponto de vista ambiental, o ideal é evitar os potes de plástico sempre que possível, principalmente ao armazenar alimentos quentes. Quando eu digo ‘armazenar’, estou incluindo aí ‘servir’ também. É lógico que quanto mais tempo um alimento ficar em um pote de plástico, mais o alimento ficará exposto às toxinas. Mas eu incluiria também na lista de itens a serem evitados café em copos descartáveis (mesmo os copos de papel têm uma camada interna de plástico; caso contrário, se dissolveriam no contato com a bebida), aquelas tampas protetoras de forno micro ondas, embalagens descartáveis de maneira geral (elas quase sempre são forradas com uma camada de plástico, pelo mesmo motivo que os copos de papel são forrados), filme plástico usado para cobrir travessas, escorredor de macarrão de plástico e outras coisas não tão óbvias quanto um pote de plástico de cozinha.
Potes de vidro são, sem dúvida, a melhor opção. O vidro é inerte, isto é, não reage no contato com o alimento. Potes de aço inoxidável também são uma boa opção, mas deve-se tomar cuidado para não arranhá-los, a fim de não expor os metais usados na fabricação do aço.
Do ponto de vista ambiental, não dá para dizer que o processo de produção de vidro e aço inoxidável seja ecológico. Pelo contrário. Neste aspecto, se assemelham ao plástico. Porém, considerando a vida útil de potes de vidro e de aço inox, eles são uma alternativa mais ecológica do que potes de plástico. Se bem cuidados, potes de vidro e de inox têm uma vida útil muito longa, evitando a necessidade de terem que ser substituídos por potes novos, como acontece com os de plástico. Os potes de aço têm a vantagem de serem mais leves que os de vidro e serem resistentes a quedas.
REFERÊNCIAS E MAIS INFORMAÇÃO:
Imagem: Flickr
Olá. Gostei muito do seu site. Muito informativo e de fácil entendimento. Gostaria de saber se você poderia me ajudar com uma dúvida… minha alimentação é baseada em comidas congeladas e plástico que descongelo em banho maria. Como li no site, o aquecimento do plástico é muito prejudicial. Os alimentos congelados em embalagens de papel e aquecidos no forno seriam mais saudáveis? No caso de mulheres grávidas poderia trazer malefícios ao feto? Obrigada.
Oi, Lisandra. Sugiro que você use embalagem de vidro refratário (que pode sere aquecido sem risco de quebrar).
Não sei pode haver malefícios para o feto. Na dúvida, não use!
Boa tarde!! Posso congelar caldos em potes plásticos e na hora de descongelar passar o líquido para um prato e colocar no forno elétrico?
Olá! Estou cada dia mais preocupada com o consumo consciente e tenho visto que as pessoas, aos poucos, vão se dando conta dos males dos plásticos na nossa vida em geral. Há algum tempo já tenho ciência da questão do aquecimento do plástico e da diminuição do seu uso (gostaria que fosse completa aniquilação, inclusive), mas o que tem me preocupado é o uso de utensílios. O mercado não tem tanta opção barata, e nem sempre, simplesmente trocar o plástico por outro material diminui necessariamente o risco de ingestão de elementos nocivos à saúde. Ainda há pouca informação disponível. Você poderia indicar algum tipo de material que poderia ser usado como utensílio, no caso das colheres, espátulas, etc? Acha que a substituição pelo bambu, ou pelo silicone, ou ainda alumínio, faz alguma diferença?
Obrigada!
Bambu e silicone me parecem boas alternativas de utensílios como colheres e espátulas!
Olá, adorei o post, mas vai uma dica se vc pesquisa sobre os produtos Tupperware, verá que são matéria prima de alta qualidade sem nenhum risco a saúde, e que além de armazenagem eles conservam a qualidade dos alimentos por mas tempo, tenho certeza que irá se apaixonar não falo so como consultora tbm como consumidora da marca que de tão boa não existe concorrente, os produtos tem garantia de 10 anos se usados corretamente
Obrigada
Olá, gostei do seu blog e como é estudiosa no assunto gostaria de saber sua opinião sobre os produtos tupperware, porque de todos que já vi a tupperware é a única que conserva os alimentos livrando-os de qualquer risco de contaminação, visto que sua matéria-prima é o polipropileno que é a nata do petróleo, matéria-prima de alta qualidade que armazena e conserva os alimentos. No caso não é viável desperdiçar alimento, certo? Por exemplo, se sobra meio tomate, se eu armazena-lo em vidro ele irá ressecar e perder seus nutrientes? Pois já foi testado que isso não ocorre se armazenados em tupperware.
Olá, Maria.
Eu não saberia responder porque não conheço a fundo os produtos desta marca. Eu não vejo porque ressecaria num pote de vidro.
Na dúvida, opte sempre pelo mais seguro, e vidro ainda é mais seguro que qualquer outro plástico.
Obrigada pela visita e volte sempre!
E aqueles saquinhos tipo ziplock, são seguros para congelar alimentos?
boa tarde!
Já pesquisei e não encontrei respostas … com relação aos potes de acrílico apenas para armazenamento de cereais e grãos tem problema? e as formas e potes de silicone ?
grata
Comer sopa nos potes
Invés de prato. Isso
Causa alguma doença???
Não causa doenças, mas pode ajudar a desenvolver algumas.
Aquecer o plástico é muito prejudicial.
Ola. Caso eu use o pote de plastico apenas para congelar e na hora de esquentar transferir para um pote de vidro ou prato, reduziria o problema e poderei estar utilizando assim? Obrigada!!
Olá Mônica Souza, encontrei sua postagem e estou apavorada pelo q li!!!!
Estou usando a tanto tempo potes de plástico e não sabia q era prejudicial à saúde !!!
Descobri por um acaso ,fiz extrato de tomate e coloquei em potes de plastico , ai perguntei p/uma nutricionista se estav aprovado ,ai foi a ela me alertou sobre essa substância BISFENOL A !!!!
PESQUISANDO NO GOOGLE DE ENCONTREI !!!
GOSTARIA DE SABER FE VC , COMO POSSO SABER QUAL OS POTES A SÃO LIVRES DESSA SUBSTÂNCIA BISFENOL A ?!
POR FAVOR ESTOU AGUARDANDO SUA RESPOSTA !!!!
BJS E MUITO OBRIGADA PELA SUA O FORMAÇÃO ,ME AJUDOU MUITO !!!!!!
Oi, Eliame.
O melhor material é o vidro.
Existem marcas que alegam o não uso do bisfenol, mas não sei se as outras substâncias são seguras.
Cuidado redobrado quando for aquecer o molho de tomate. Jamais aqueça comida dentro de potes de plástico. Retire do pote e aqueça na panela.
obrigada pela visita!
Pergunto se os potes da marca Top Line, que nas embalagens informam ser livres de BPA, podem ser utilizados para congelamento, por exemplo bifes crus.
Dê preferência ao vidro. Se não for possível, escolha o material plástico livre de BPA.
Como posso saber se o material plastico é livre de BPA? Obrigada
Na embalagem já vem escrito se é livre de BPA.
Eva, desculpe pela demora em responder. Como a Monica já disse, o ideal é vidro. Dê uma olhada neste texto http://ecomaternidade.com.br/voce-acha-que-plastico-livre-de-bpa-e-seguro-pense-novamente/. Você verá que o que estão usando no lugar do BPA não é necessariamente uma substância mais segura.
Monica, achei muito informativo, o seu blog, eu estava procurando informações de como higienizar tábua de carne de madeira, pois eu uso tábua de plástico, e costumo lavar com água sanitária, mas ganhei uma tábua linda de madeira e estou querendo colocar a uso,mas penso que será difícil higienizá-la. Existe um jeito de limpá-la,
Oi, Fátima! Olha, faz tempo que preciso atualizar este post. Eu saí da faculdade de gastronomia com esse pensamento fechado de regras de higiene da vigilância sanitária, onde se recomenda o uso do polietileno. Em casa podemos ser mais livres. As tábuas de madeira podem ser usadas sim. Para higienizar, basta lavar bem com a bucha e sabão neutro e deixar secar ao sol. Um coisa que eu acho válido é ter uma tábua só para manipular carne. E outra para os outros alimentos. Assim fica mais fácil evitar a contaminação cruzada.
Obrigada pela visita e volte sempre!
Ok, mas e as tampas? Você disse a respeito do pote de plástico, mas usa pote de vidro com tampa de plástico, não teria o mesmo efeito sobre o alimento?
Olá, André.
As tampas não teriam problema do ponto de vista da contaminação dos alimentos pelo BPA, porque não ficam em contato direto com eles.
Obrigada pela visita.
André, o ideal realmente seria usar tampas sem plástico algum, mas elas quase não existem. Além disso, não vedam bem. Eu tenho, por exemplo, um pote de vidro com tampa de vidro. Uso para guardar cebola na geladeira. Mesmo as de metal contêm um revestimento de plástico que ajuda na vedação. Mas prefiro usar um pote de vidro com tampa de metal e revestimento plástico do que usar um pote inteiro de plástico. Como a Mônica já disse, o alimento não toca sempre a tampa.
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Boa tarde!!
Desejo organizar o meu armário de cozinha onde ficam os alimentos secos, é certo usar potes de plástico??
Essa substância é liberada mesmo em alimentos secos??
Desde já agradeço a atenção
Um abraço
Oi, Marcenita!
Tente comprar potes livres de BPA, mas o ideal mesmo seria os potes de vidro.
Vá trocando aos poucos; aproveite potes de azeitona, palmito, geleias…
Obrigada pela visita e volte sempre!
E OS CANUDINHOS DE PLASTICO E PREJUDICIAL A SAUDE POSSO USAR PARA TOMAR CAFE E SHAIKES
E SOBRE AS GARRAFINHAS DE AQUA, POSSO ARMAZENAR NA GELADEIRA POR ALGUM TEMPO E DEPOIS CONSUMIR NAO FAZ MAL A SAUDE:
OLA, ADOREI A SUA MATERIA SAO OTIMAS! DICAS. OBRIGADA!
Olá gostaria de saber se os vidros que é usado para conservas de palmitos se congelar eles não estouram
Oi, José! Não estouram se você tiver o cuidado de deixar um espaço para que o alimento congelado se expanda com segurança.
Eu gostaria de usar os vidros de conserva para deixar porções prontas de comida. Então a ideia seria congelar e descongelar no microondas. Corre o risco de estourar nesse caso?
Oi, Priscila. Eu não recomendo. Devemos usar apenas vidros refratários no micro-ondas. Creio que os vidros de conserva correm alto risco de estourar.
Obrigada pela visita e volte sempre!
MONICA SOUZA
Adorei a matéria
Fui transplantada de rim em 31.01.2016, e tudo que vc disse em relação aos potes de plastico, fechou com tudo que a equipe que me orientou, e quanto aos potes de vidro e inox também.
FIQUEI MUITO FELIZ EM SABER DO SEU CONHECIMENTO PLENO, PARABÉNS!
UM GRANDE ABRAÇO,
Oi, Maria Orminda! Que bom que você recebeu essas orientações dos seus médicos. São muito importantes! Agradeço a sua visita!
Oi gostaria de saber se as vasilhas da tupperware são saudáveis p colocar alimentos?
Justina, potes da Tupperware são de plástico. Eu não usaria para colocar alimentos, principalmente ainda quentes.
Guardar comida em vidro no freezer então é o recomendável?
É recomendável, sim. Apenas não encha o vidro até a boca. Deixe um ou dois dedos de espaço para que o conteúdo possa se expandir com segurança ao ser congelado.
Gostaria de saber onde comprar tampas plásticas usadas em potes de aço inox ou mesmo potes de taypwear,cuja tampas já se danificaram.Moro na zona sul do RJ.Obrigada.
Não sei onde encontrar essas tampas, Mariangela. Nunca vi vendendo separadamente.
Agradeço a visita! Volte sempre.
Para congelar 4 bifes sem tempero em um pote de vidro, como fazer? ë so colocar os bifes no pote, fechar bem com a tampa plastica e levar ao feezer?
Obrigado, abraço.
Oi, Pablo.
Quanto menos ar tiver dentro do recipiente, melhor. Portanto, procure encontrar potes que caibam a quantidade bem próxima do seu tamanho.
Obrigada pela visita!
Pablo,
Se você pretende usar todos de uma vez, congelaria desse jeito que você falou. Se pretende usar uma parte e deixar o resto congelado, eu colocaria papel manteiga entre os bifes, pois acho que grudariam um no outro sem nada entre eles.
Abraço,
Marisa
Olá, gostei da sua matéria, porém fiquei com uma dúvida. Utilizo muitos potes de vidro e/ou inox, mas todos eles têm tampa plástica. Embora o contato seja menor, ele existe.
Qual alternativa? É difícil encontrar sem que seja com este tipo de tampa. Agradeço desde já. Um abraço
Oi, Joice.
Como você disse, as tampas não têm muito contato com a comida, então não tem problema ser de plástico.
Abraços e obrigada pela visita.
Mas as tampas sendo plástico se for no micro não é ruim?
Nina, as tampas não são tão problemáticas porque não encostam na comida e, portanto, o risco de contaminação é menor. Mas olha, eu evito ao máximo o uso de microondas. Retiro a comida do pote e aqueço numa panela, no fogão.
Obrigada pela visita e volte sempre!
Estive no evento de 08/11/14 com a Monica de Souza e outras pessoas maravilhosas. Quero agradecer-lhe as dicas sobre armazenamento. Preciso saber que tipo de vidro devo usar caso o alimento feito seja uma porção maior. Uma carne assada, uma lasanha, por ex. Forte abraço! Muito sucesso!
Neide, foi um prazer ter você no evento!
Olha, você pode usar os pirex de vidro comuns, que vêm com tampa.
Agradeço a sua visita!
Volte sempre!
Será que todos os potes de vidros, desde os mais baratos aos mais caros são todos iguais em relação a questão de não liberar toxinas ao alimento.
Adriana,
Sempre é bom comprar potes de vidro que você conheça a procedência.
Obrigada pela pergunta e volte sempre!
Adorei o post e li que vc utiliza o vidro de palmito para congelar os molhos. A minha dúvida é: Posso congelar os potes de vidro no lugar dos potes de plásticos? Obrigada.
Pode, Roseli! Tome cuidado apenas para deixar um espaço entre o alimento congelado e a tampa, pois o congelamento expande os líquidos, e se o pote estiver muito cheio, corre o risco de ceder à pressão e quebrar!
Tenho uma dúvida quanto a reutilização dos potes de palmito: eles são de vidro, mas e as tampas deles? Aquela borrachinha interna pode ser reutilizada ou oferece risco?
Suleima,
Os potes de palmito podem ser reutilizados, sim. A camada de borracha das tampas costumam conter Bisfenol A. Mas o alimento armazenado dificilmente entrará em contato com a tampa, então não vejo muito problema. Eu tenho uma coleção de potes de vidro semelhantes ao de palmito que eu uso para congelar molho de tomate e caldo de legumes ou para armazenar nozes e grãos no armário da cozinha.
Espero ter esclarecido a sua dúvida.
Um abraço,
Marisa