Em primeiro lugar, quero deixar registrado que sou chata quanto a modificar receitas tradicionais. Se você tem acesso a todos os ingredientes que compõem um prato, e mesmo assim resolve fazer invencionices com a comida, saiba que tem meu voto contra. Pronto falei.
Eu ficava muito irritada, por exemplo, com os “pães de queijo” fit, sem queijo! Ó céus! Como assim? Dá outro nome. Pãozinho de polvilho, pãozinho de mandioquinha, etc. Porque, né? Vamos combinar que, se não leva o ingrediente presente no nome, não pode ser nomeado assim… Mas essa sou eu. Não liguem pra mim, tá?
Mas… entendo que algumas receitas podem ser ajustadas para que pessoas com algum tipo de alergia ou restrições possam comer sem problemas.
Essa conversa toda é para falar que eu peço desculpas aos gregos pelas substituições que fiz para um prato clássico. Perdoem a minha ousadia. Mas pensem nas pessoinhas que querem sentir esses sabores incríveis e não podem comer carboidratos. Eu só tirei a batata e fiz o molho branco com castanha de caju. De resto, a receita segue os passos da tradição.
Eu vou ser bem sincera com vocês: FICOU DIVINO!!!
O ingredientes principais podiam muito bem compor uma lasanha de berinjela, com cara bem italiana. Mas foi só mudar as ervas e as especiarias que ganhou outra cara, outro sabor, outro tom.
O molho de castanha de caju me surpreendeu muito positivamente. Eu nunca tinha feito e aprovei. A textura lembra muito o bechamel e o sabor é suave, comandado pela manteiga, cebola e noz moscada, ou seja, um molho branco bem aceitável. Podem fazer sem susto e ainda usar em outras preparações que peçam molho branco.
Enfim, chega de conversa e vamos às receitas!
- 2 Berinjelas grandes
- 400 gramas Carne Moída (gosto de patinho)
- 2 xícaras de chá Molho de tomate caseiro
- 2 colheres de sopa Azeite extra-virgem
- 1 colher de chá Páprica doce
- 1 pitada Canela em pó
- 2 colheres de sopa Hortelã fresca picada
- ½ Cebola picada
- 4 Dentes de alho amassados
- Sal e Pimenta do Reino a gosto
- 100 gramas Queijo Parmesão ou Grana Padano ralados na hora
- 100 gramas Queijo de cabra (opcional)
- PARA O "MOLHO BRANCO"
- 2 xícaras de chá Castanhas de caju crua (deixar de molho em água filtrada por 8 horas)
- 2 xícaras de chá água
- 1 colher de sopa manteiga
- ½ Cebola picada
- Noz moscada ralada na hora a gosto
- Sal e pimenta do reino a gosto
- BERINJELA
- Lave e corte as berinjelas em fatias finas. Salpique sal e reserve, para sorar e retirar um pouco do amargor.
- Depois de sorar, lave rapidamente e seque as berinjelas com papel toalha.
- Grelhe as fatias de berinjela no azeite e reserve.
- MOLHO DE CARNE
- Numa panela, aqueça uma colher de azeite e refogue a carne moída até secar. Acrescente a páprica, a canela, sal e pimenta do reino. Mexa bem. Em seguida, acrescente a cebola e o alho. Deixe refogar mais 5 minutos ou até que a carne esteja bem sequinha. Acrescente a hortelã e molho de tomate. Se estiver muito seco, acrescente um pouco de água e tampe a panela, deixando em fogo bem baixo por mais 5 minutos. Reserve. Enquanto isso, prepare o molho branco.
- MOLHO BRANCO
- Escorra a água do demolho e lave as castanhas em água corrente.
- Leve ao liquidificador com duas xícaras de chá de água. Bata até obter um líquido grosso e bem liso.
- Numa panela, coloque uma colher de sopa de manteiga e em seguida ½ cebola picada. Deixe as cebolas murcharem, sem dourar. Coloque este refogado no liquidificador com o "leite" de castanha de caju e bata mais um pouco.
- Despeje o leite na panela onde refogou a cebola na manteiga e ligue o fogo baixo. Vá mexendo até engrossar no ponto do bechamel clássico. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Capriche na noz moscada, porque ela é que vai ajudar a lembrar o gosto do bechamel. Ajuste corretamente o sal para contrabalançar o adocicado da castanha.
- MONTAGEM
- Forre o fundo de uma travessa refratária com uma concha do molho de carne.
- Coloque uma camada de berinjelas.
- Cubra com o molho branco.
- Repita a operação, até finalizar os ingredientes. Na última camada, por cima das berinjelas, coloque o queijo de cabra picado em cubos (opcional) . Cubra com o queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200C para gratinar. Sirva imediatamente.
Lembro que a receita do molho de tomate você pode pegar aqui ou aqui. Não use os industrializados! 🙂
Última recomendação: Não deixe de experimentar essa receita. Vai ser sucesso total!
Até breve e bons pratos!
Com carinho,
Mônica
Muito top suas Receitas parabens pelo site Deus Abençoe
Posso congelar
Pode
Assisti com Le no snap e salivei! Agora só falta o ânimo para fazer. rs
Beijo, Mônica.
Vamos fazer juntas??? Eu amei a Lelê indicando meu Snap! ❤️