Temperos e molhos industrializados são feitos com glutamato monossódico (um sal que ajuda a realçar o sabor dos alimentos, e que é neurotóxico, responsável por dores de cabeça e retenção de líquidos, para dizer o mínimo), açúcar e gorduras ruins. Também costumam conter corantes artificiais e conservantes.
Quem está em busca de uma alimentação saudável deveria eliminar este tipo de produto da sua vida.
Quando você retira esse tipo de química da sua comida, seu paladar muda, porque agora você entra em contato com o sabor real dos alimentos. O contrário também é verdade: você consegue identificar claramente quando ele está presente.
A boa notícia é que existem maneiras práticas de acabar com o uso de temperos e molhos prontos na cozinha. É voltar a usar os temperinhos da vovó, as pastas de alho e sal, as ervas frescas e os mix de especiarias.
Para ganhar tempo, prepare em maior quantidade e estoque.
Nos links abaixo você encontra várias receitas para lhe auxiliar neste processo.
Clique nos títulos em vermelho para acessar as receitas:
Mix de Temperos – Misturas de ervas frescas ou secas e especiarias, que vão ajudar a realçar o sabor dos alimentos, além de trazer inúmeros benefícios para a sua saúde.
Molhos pré-prontos para saladas – Você pode fazer uma quantidade maior e deixar na geladeira em vidro bem fechado por uma semana.
Molho de tomate – este coringa da cozinha, que pode ser usado em inúmeras receitas, deve estar sempre presente em estoque no seu freezer.
Bouquet Garni – para marinadas e preparações cozidas, um bouquet de ervas que aromatizam deliciosamente.

Foto: Flickr Amanda Wray
Agora não tem mais desculpa para continuar usando temperos e molhos industrializados!
Bons pratos,
Mônica
Vou tentar fazer, amo cozinhar, mas não dispenso uma comida saborosa e saudável. Depois conto oresultado.
Aposto que você vai amar, Adriana!
Volta aqui e me conta quando fizer?
Obrigada pela visita!
Mônica Souza, obrigada pela página, por seu post incrível. Eu realmente adorei a iniciativa que você teve, e, por coincidência, esbarrei no seu post e estava justamente pensando sobre, esses dias. Na verdade, eu sempre penso sobre esses temperos artificiais
Eu uso muito tempero natural, porém, minha comida fica sem gosto.
Eu costumo socar bem o alho, porque coloco muitos dentes, tipo, uma cabeça de alho no feijão, mais us 5 dentes no arroz, etc. E, minha irmã, que tem nove anos, não gosta. Daí, pra poder apaziguar as coisas, soco bastante, pra não ficar com pedaços grandes e porque vi que, quando você soca o alho, sai um líquido dele que é antioxidante e tudo de bom pra saúde. Então, eu meio que penso que, quanto mais eu socar, melhor, pros dois lados.
Eu coloco bastante cebola também, mas pico em pedaços pequenos, e gosto de fazer extrato de tomate, colocar temperinhos naturais, como falei. Eu ainda estudo, estou no último ano do Ensino Médio, e por enquanto, ajudo a criar minha irmã de forma integral, além de ajudar a cuidar da casa, e estudar. Confesso que tenho um certo receio de trabalhar agora, porque somos muito apegadas, e eu gosto de cuidar dela, mas sinto na pele a necessidade de trabalhar por vários motivos.
Enfim. Eu sou vegana, e estou tentando diminuir o uso de plantas na minha alimentação, enquanto não trabalho e vou pro Frugivorismo. É meu sonho.
Gostaria de saber o que usar, além de alho, cebola, tomate e pimentão, porque costumo usar isso como algo natural, mas fica sem gosto, então, recorro aos temperinhos em pó – industrializados, estilo mix mesmo, que vem vários temperinhos moídos e numa colherzinha de chá tem uns mil e pouco mg de sal :O – e em líquido, como molho de alho, molho de pimenta, pimenta malagueta mesmo – vidrinho com pimenta, vinagre, sal…
Eu citei sobre o Veganismo, e o Frugivorismo, porque tenho muita dó de comprar temperos naturais – salsinha, mangericão, etc. Vem muito e estraga. Além da pena mesmo…
Esse tempero pronto aqui em casa, uso. Mas é mais por falta de opção e por já estar aqui. Então, acaba sendo uma mão na roda.
Desculpe o textão. Geminiana é fogo. Hahahaha!
Tudo de bom pra você. E, obrigada mesmo pelo texto.
Yasmin, achei fofa sua história com sua irmã! Que graça esse amor em cuidar dela! Parabéns!
Também me encantei com seu interesse pela alimentação.
Vamos lá: você tem muito conhecimento e sabe que temperos prontos não são bons para nossa saúde, então, pare de comprar. O que você sente, que a comida fica sem gosto sem eles, mesmo usando temperos naturais, é o que chamamos de paladar viciado, e este temperos prontos são pra isso mesmo: fazer você querer só eles! Então, dê um tempo para se acostumar e use e abuse de ervas e especiarias.
Quanto às ervas frescas: quando chegar da feira, lave tudo bem lavadinho e deixe secar bem, sobre um pano de prato aberto na bancada da cozinha. Depois de sequinhos, forre um pote de plástico com papel toalha e coloque as ervas. Pode soltar as folhas do manjericão e da salsinha, mas também pode deixar no galho, como quiser. Pode até picar. Se você guardar higienizado, num pote forrado com papel toalha, a umidade vai para o papel e as folhas tendem a durar mais. O manjericão fica muito bom também colocando num pode com água, como se fosse um vaso de flor. Tire as folhinhas mais baixas, coloque água filtrada num vasinho e os ramos de manjericão. Troque a água todo dia e deixe em local fresco e longe do sol. Costuma durar bastante.
Se você vir que as folhas de salsinha e cebolinha vão estragar, pique e coloque num pote do mesmo jeito citado acima e congele. Com uma colher, vá tirando todos os dias o tanto que precisa e volte pro congelador. Depois de congelado se perde a textura fresca, mas dá para usar em pratos quentes, sopas, feijão.
Espero ter ajudado! Não desista dos temperos frescos! São maravilhosos! E dê um tempo para seu paladar. Aprenda a usar as especiarias na dose certa, vá colocando devagar, até ver que o sabor apareceu.
Espero que tenha ajudado!
Obrigada pela visita e volte sempre!
Existe uma outra opção. Oferecemos uma linha completa de temperos zero sódio, sem quimicas , sem glutamato monossôdico, totalmente naturais, somente as ervas e especiarias puras. São temperos gourmet, prontos para as mais variadas culinárias do mundo. Vc não precisa mais ficar correndo atrás dos ingredientes para fazer um autêntico Garam Masala, temos prontinho para vc…. São 21 temperos e mais de 100 produtos saudaveis. Faça-nos uma visita … wwww.cuestasabores.com.br e conheça a nossa proposta. Amei o seu blog, vou ser assídua aqui. Parabéns!
Oi, Ozana!
Adoraria conhecer!
Obrigada pela visita!
Mônica, você é show! Adorei!
Obrigada!
Volte sempre!
Oi, Mônica. Tudo bem?
Muito bacana a iniciativa para que pessoas se livrem dos temperos prontos. Feito em casa é muito melhor e o resultado sempre vai ser superior ao de um tempero comprado no mercado. No entanto, é preciso tomar cuidado com alguns assuntos, como o caso do glutamato monosódico (MSG) e do ácido glutâmico. O mito é antigo, começou por uma carta a um jornal americano e em questão de dias o MSG já era considerado um bandido. Mas não é verdade. Estudos sobre estudos ainda não conseguiram provar os efeitos negativos da substância.
O que existe muito por aí, são os efeitos negativos causados pelo excesso de MSG. Aí sim. Mas, há diversas outras substâncias que, quando consumidas em excesso, também fazem mal. E não estou nem falando de sal e açúcar, que todo mundo sabe. Noz moscada, ruibarbo, até uma batata com brotos pode causar problemas para uma pessoa.
O fato é que nós fomos educados de maneira a acreditar que substâncias sintéticas são sempre prejudiciais, e isso não é verdade. O MSG foi descoberto no Japão e estudos mostram que é o principal ingrediente responsável pelo chamado “quinto sabor”, o umami. A palavra não tradução literal, mas seria algo como “saborosidade” ou “deliciosidade”. Resumindo: MSG deixa a comida gostosa.
Mas aí vem a questão: então eu devo colocar MSG em tudo pra ficar bom? NÃO! O ácido glutâmico está presente em uma série de alimentos naturalmente. É só jogar no Google que uma lista enorme aparece. O que as pessoas precisam aprender é como aproveitar ao máximo os alimentos e ingredientes que têm em mãos. Ou seja: em vez de demonizar algumas substâncias, vamos aprender como utilizá-las de maneira correta.
Pra quem tem interesse no assunto, recomendo um vídeo e um texto, ambos do David Chang, dono e chefe do Momofuku, em NY, e talvez o maior pesquisador da atualidade sobre o uso de MSG na gastronomia:
https://www.youtube.com/watch?v=ji74pUeMayg
http://www.buzzfeed.com/johnmahoney/the-notorious-msgs-unlikely-formula-for-success#.ujwLq578ED
Ele também produz uma revista que volta e meia traz alguma reportagem sobre o tema: http://luckypeach.com
Um abraço e sucesso com o blog!
Olá, Jorge!
Agradeço a sua contribuição. Acompanho essa discussão sobre glutamato há algum tempo. O problema é que este aditivo está presente em quase todo o alimento industrializado. Será que é seguro passar o dia ingerindo pequenas doses permitidas por lei, diariamente? Na dúvida, é melhor evitar sim o consumo. Além do mais, estes realçadores de sabor “mascaram” o sabor dos alimentos, aumentando a palatabilidade, levando as pessoas a desejarem consumir mais e mais.
Aqui na Cozinha Consciente eu tenho a missão de estimular as pessoas a cozinharem da forma mais natural possível. E começar com os temperos naturais é uma boa maneira de fazer isso!
Um abraço e volte sempre!
Encontrei um artigo, baseado em estudos científicos, que mostra que o glutamato monossódico pode não ser prejudicial como se diz.
Em relação ao aumento da palatabilidade, é inconclusivo dizer que te faz comer mais ou não.
Mas gostei bastante da maneira como eles terminam o texto:
“That being said, MSG is generally found in processed, low-quality foods, stuff that you shouldn’t be eating much of anyway.
If you already eat a balanced, real food-based diet, then your MSG intake should be low by default.”
Artigo completo:
http://authoritynutrition.com/msg-good-or-bad/
E complementando meu raciocínio dos temperos prontos, não é só o glutamato que pode ser ruim, mas gorduras trans, açúcar e excesso de sal também estão presentes neles e devem ser evitados.
Nossa Mônica, eu tenho essa dificuldade, tenho o horrível costume de usar aquele sal com realce de sabor sabe??? Péssimo né?! Pior que confesso, uso em quase tudo, fica td com o mesmo gosto né? Mais eu não sei usar esses temperos… Vou acompanhar seus posts mais pra ver se eu aprendo. Pq é realmente terrível, e eu tenho muita dor de cabeça, vai ver é isso.
Obrigada, amei seu site. Um beijo.
Camila, por favor, jogue fora seus temperos prontos!
Faça aquele temperinho da época da vovó, a pastinha de alho e ervas!
Aprenda a usar as especiarias.
Com certeza o tempero pronto colabora com sua dor de cabeça.
Muda e depois me conta!
Volte sempre!
Mônica,
Descobri seu site hoje! Tô amando.
Mas o link para molhos pré-prontos de salada não está funcionando…
… e o curso já teve suas inscrições encerradas…
Tem previsão de um próximo?
Bjs,
Annie
Annie, seja bem-vinda!
Vou ver o que está acontecendo com o link e te aviso! Obrigada por me contar.
Provavelmente início do ano que vem teremos outra edição.
Curte a página do facebook e assina a newsletter, aí vc vai ficar sabendo assim que abrir outra turma!
Abração e volte sempre!